27 de mai. de 2011

Doenças associadas à obesidade – parte 2

Vários estudos fornecem evidências que há uma conexão entre a obesidade e diversas doenças, cardiovasculares ou não. Além disso, a obesidade poderá acarretar o desenvolvimento de outros fatores de risco cardiovascular (além da própria obesidade), tornando o obeso, um indivíduo de maior risco para desenvolvimento de aterosclerose (formação de placas de gordura nas artérias).

Desenvolvimento de outros fatores de risco cardiovascular:

Outros fatores de risco cardiovascular poderão surgir nos indivíduos obesos. A hipertrofia ventricular esquerda (aumento da espessura da músculo cardíaco) é comum em pacientes obesos, principalmente em hipertensos. A hipertensão arterial , dislipidemias (aumento do colesterol total, triglicerídeos, LDL-colesterol e , redução do HDL-colesterol ) , diabete melito, excesso de insulina no sangue , hiperuricemia (aumento dos níveis de ácido úrico) e alterações do sistema de coagulação (predispondo a formação de coágulos ), são mais freqüentes em indivíduos obesos. Todos estes fatores predispõem ao processo de aterosclerose (formação de placas de gorduras na parede das artérias). A aterosclerose nas artérias do coração e do cérebro , acarreta o aparecimento de angina do peito, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e derrame cerebral. Estas doenças são a principal causa de morte na população.

Doenças comuns em obesos:

Por ocasião da avaliação inicial do paciente obeso poderão ser observadas outras doenças. Entre as doenças digestivas, destacam-se a presença de pedras na vesícula , esteatose hepática (fígado gorduroso) e a hérnia de hiato. A esteatose pode levar a elevação das enzimas do fígado, chamadas de transaminases (TGO e TGP), predispondo, o obeso também à cirrose hepática. Estudos populacionais mostram aumento do risco de câncer relacionado a obesidade, particularmente mama, endométrio, vesícula biliar e próstata. Mulheres obesas têm chance maior de apresentar infertilidade, hipertensão arterial durante a gestação, trombose venosa e diabetes gestacional. Filhos de mães obesas durante a gestação têm maior probabilidade de apresentar obesidade durante a infância e idade adulta. A insuficiência venosa e suas complicações, são comuns em obesos. Prejuízos da função pulmonar também são mais freqüentes em obesos. Além disso, obesidade pode levar ao desenvolvimento de roncopatia e síndrome da apnéia obstrutiva do sono, que por sua vez, pode causar hipertensão arterial e arritmias cardíacas, aumentando as chances do obeso de desenvolver doença cardiovascular e morte prematura. Doenças articulares degenerativas e distúrbios psicológicos são mais comuns no obeso, assim como transtornos alimentares como distúrbio do comer compulsivo e, em alguns casos, a bulimia nervosa.

www.portaldocoracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário